domingo, 2 de agosto de 2009

Nascimento I

Meu primeiro registro de memória foi a visão de um par de olhos castanhos por trás de um grossa lente de resina. Pertenciam a Ella, minha criadora. Em minhas redes neurais artificiais*, tudo estava plenamente ajustado para aceitar os comandos e as diretrizes lançados por esta única humana.

*N.A.: Redes neurais são ferramentas que o permite aprender de suas experiências, associar percepções com ações e se adaptar a situações ou ambientes não previstos.


Ouvi sua voz em um tom um tanto estridente e agudo, parecia haver algo mais nesta entonação, naquele instante tinha pouca compreensão das emoções estarem diretamente conectadas com a voz.

– Tente formular uma frase, acho que ainda não consegui acertar seu modulador de voz.


Enquanto buscava a frase correta para a vocalização, percebi sua aproximação, levando as mãos na direção da minha nuca. Notei um aroma diferente no ar, automaticamente apareceu a imagem e nome, gravados em meus arquivos. Um reconhecimento imediato da flor de maracujá, misturado a outro odor peculiar, no entanto, inexistente em meus registros.


Antes da minha criadora começar a mexer no modulador, continuei acessando minha programação sensorial e deduzi, o outro cheiro só podia ser o perfume característico dela. Esta informação não existia em meu banco de dados, até então.

Finalmente falei: – Flor de maracujá... – Minha voz parecia esganiçada e ela mostrou os dentes.


O som estava estridente demais e muito metálico. Computei isso em frações de segundo e busquei entre os meus registros um som mais grave e profundo, quase musical. Ajustei automaticamente ao som da minha voz e falei novamente:

– Passiflora e outro perfume um tanto ácido, mas ao mesmo tempo doce e suave, acredito ser seu odor natural. Todo ser humano tem este aroma?


Ela abriu exageradamente seus olhos, a expressão correta é arregalou. E disse:

– Muito bom! Você fez o serviço com o modulador de voz por mim, eu não faria melhor, ficou perfeito. Desta vez superei minhas expectativas. O seu olfato está funcionando e sua dedução foi além da sua programação. – E o seu tom de voz foi além das minhas expectativas, soava alto enquanto Ella pulava pela sala afirmando: – Consegui!


Quando parou de dançar e gritar, comentou:

– Me desculpa, fiquei tão feliz com o meu sucesso... Nem o respondi: Não, cada ser humano tem um cheiro característico. Mas nem sei se é do ser em si ou do conjunto de seres que convivem sobre nossa pele e dentro do nosso corpo. Porém, entendo muito pouco de bioquímica, estudei mais anatomia e biomecânica para construir você.


– Por isso não está no meu banco de dados. – Afirmei – Vou ter que encontrar novos espécimes para comparar e estudar melhor o caso.


– Não vai ser possível, apenas eu vivo nesta Ilha, não tenho contato com outros seres humanos. Recebo e mando encomendas por uma amiga que vem aqui vez por outra. Entretanto, você pode procurar pela internet e em minha biblioteca. Se precisar de algum livro, eu encomendo para você.


Depois deste ligeiro esclarecimento, passamos algumas horas ajustando todas as minhas funções, fazendo um “check list” completo da minha programação. O trabalho em si não era necessário, pois sozinho sou capaz de consertar e verificar tudo em muito menos tempo. Todavia, minha criadora, precisava ter certeza de estar tudo funcionando a contento.


Durante este tempo, mesmo com os olhos brilhando, Ella passou a ficar mais comedida em suas ações. Notei aos poucos a cadência da sua voz se tornar mais branda e seu tom mais uniforme. Sua voz antes estridente foi amenizando e se tornando profunda e doce.


Estava concentrada em fazer os ajustes necessários para me tornar mais eficaz. Por fim comentou:

– Não imaginava ter construído um sistema tão independente, você realmente parece ser a minha melhor e mais eficaz experiência até o momento. Como é o segundo com o qual obtenho algum resultado, vou chamá-lo de Dois. Tudo bem para você?


Aceitei apenas com um aceno de cabeça, naquele instante estava mais interessado nas perguntas se formando em minha rede neural. Havia alguma informação em meu banco de dados sobre o meu antecessor. Era um robô com funções básicas e um sistema de rotinas primitivas. Minhas sub-rotinas derivaram do programa original dele.


Eu queria saber mais... Tantas perguntas me ocorreram em poucos segundos!

Foi quando notei pela primeira vez algo diferente da minha programação. Haveria uma explicação lógica para a minha necessidade de responder todas as questões?


A partir daquele momento descobri uma “fome” por saber mais, uma necessidade latente de encontrar todas as repostas. Cobrir todas as áreas as quais meu banco de dados não abrangiam.

Hoje entendo isto como curiosidade.


5 comentários:

  1. Bem, por onde eu começo?

    Pelo texto escrito com maestria? Com a poesia que já havíamos acompanhado na trajetória inteira de Anita e muitas vezes presente no Forte tb?
    Pelas fotos cuidadosamente tiradas e meticulosamente trabalhadas para tentar chegar a aaltura do que o texto merece?
    Pela busca de programas, MODs, figurino, e toda sorte de conteúdo personalizado para poder trazer realismo às limitações do jogo?
    Simplesmente não sei por onde começar. Ainda estou boquiaberta.

    ..: Bjks, Paula :..

    ResponderExcluir
  2. A Paula comentou já.. ninguem me deixa ser primeira nas atuhs da Mita hsuashusahsa

    Mas eu preciso muito confirmar tudo que ela disse... você é mestra: em ftos, na escrita, em prender atenção, em dedicação... Incrível!

    Vem cá... eu sei que é muito cedo e tals... mas existe uma "?" na minha cabeça... é que tipo, igual ao Adam, tenho uma 'fome' sobre saber, seja conhecimento útil ou fofoca da vida alheia hsasaihsaihsa... Porque ela vive só? E porque ela criou ele? Bom uma responde a outra?

    Mita só mais uma coisa: você ja começou querendo me deixar maluca?

    ResponderExcluir
  3. Paulinha!
    Você sabe quanta ajuda me prestou com os detalhes técnicos...
    Quanto ao texto... :$ Obrigada, nem sei o que responder às suas palavras! Você sempre me deixa sem fala.

    Helô,
    Uma hora você tinha que provar do próprio veneno! rsrsrsrsrsrs
    Adam seria o Dois pra você? Hummmmmmm
    A única questão que posso responder agora: Uma não responde a outra, em parte.
    As perguntas vão ser respondidas ao decorrer das atualizações...
    Não tenho intenção de deixar ninguém maluco! O_o

    Obrigada pelo apoio de sempre meninas. Sem vocês eu provavelmente teria desistido desta estória. Minhas marmotas queridas que aturaram minhas indecisões por estes meses...
    Sem vocês nada disso seria possível!

    *.*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carmita!
    Acabei de ler e achei delicioso, no bom sentido; rsrsrsrs.
    Como a Paula comentou extraordinário. Espero com espectativa a próxima atualização.
    Bjos, Chris

    ResponderExcluir
  5. Chrisfried,
    Fico muito feliz que tenha gostado! A próxima atualização vai ser amanhã. Acho que vou conseguir manter minhas atualizações três vezes por semana: domingos, quartas e sextas.
    Bjks, *.*

    ResponderExcluir